Terapia de Grupo
É um ambiente seguro, no qual você pode ser quem realmente é.
São realizadas vivências, experimentação, compartilhadas histórias, experiências, pensamentos, sensações e emoções de forma genuína, proporcionando autonomia, respeito e responsabilidade em cada integrante do grupo.
No início dos trabalhos, construímos os combinados, o que pode ou não fazer (limites), tolerâncias, etc, para que o bem estar seja preservado, contudo se o grupo entende que a intensidade deve ser a mais alta, vamos nessa!
São diversos os objetivos (individuais ou coletivos) possíveis no trabalho terapêutico de grupo, como por exemplo desenvolvimento individual ou coletivo/equipe, integração, solução de conflitos, curas, elaboração de lutos, dentre outros objetivos.
Quem conduz?
O profissional para atuar terapeuticamente com grupos é o psicólogo.
Além da formação acadêmica, ele precisa ter boa percepção do todo, habilidade em gerenciamento de conflitos, grande criatividade, além de ser terapeutizado e se conhecer muito bem, para auxiliar cada indivíduo a separar o que é seu e o que é do outro, assumindo a plena responsabilidade por si mesmo.
Periodicidade
É variável conforme o grupo e os objetivos.
Para desenvolvimento pessoal, por exemplo, o intervalo entre um encontro e outro normalmente é de duas semanas.
Se tratando de grupo terapêutico com público em situações de risco, os encontros podem ser diários.
Para equipes de empresas, a periodicidade pode ser semanal, mensal, bimestral,...
Quanto $ custa?
Depende do local a serem realizados os encontros, assim como também o público atendido, objetivos, materiais utilizados, periodicidade, dentre outras variáveis. Em média, o investimento por pessoa nos grupos quinzenais é de R$150 por mês; e de R$300 por mês em grupos semanais.
Vantagens
São algumas vantagens como, por exemplo, a aprendizagem por observação, desenvolvimento da empatia (empatia + respeito + limites + …), sentimento de pertencimento, desenvolvimento de habilidades sociais/interação, melhor percepção do todo, troca de experiências, além do custo financeiro ser menor se comparado ao atendimento individual.